Para ser uma pessoa empreendedora de sucesso, é necessário atender as demandas de seus clientes de maneira satisfatória, e isso também diz respeito às formas de pagamento que você oferece na sua loja.
Conhecer o seu tipo de negócio, ficar por dentro das novidades do mercado e entender o público-alvo e suas preferências, principalmente quando falamos de métodos de pagamento, é essencial para o aumento das vendas e a fidelização de clientes.
Nesse texto, vamos mostrar quais são as formas de pagamento existentes e compartilhar algumas dicas para ajudar você a escolher as melhores para aplicar ao seu negócio. Confira!
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Por que diversificar as formas de pagamento da sua loja?

Com a grande variedade de formas de pagamento existentes no mercado atualmente, podemos concluir que, quanto mais diversos forem os métodos disponíveis na sua loja, maior será o número de clientes que você conseguirá atender.
Atendimento de qualidade, bons produtos e preços acessíveis não são as únicas necessidades dos clientes na hora de realizar uma compra. Condições de pagamento variadas também fazem parte da jornada do cliente e são determinantes no momento de concluir uma venda.
Vale a pena lembrar que a organização da sua operação também influencia diretamente na escolha e no controle das formas de pagamento. E para ajudar você a organizar melhor o seu negócio e poder tomar decisões como essas com mais segurança, confira o nosso guia gratuito e completo para escolher o sistema de gestão da sua loja.
Principais formas de pagamento para o comércio
Se você ainda está na dúvida sobre quais opções ofertar em seu negócio, confira nossa lista com os 8 principais meios de pagamento e conheça os prós e contras de cada um deles:
Dinheiro em espécie

Não poderíamos começar com outra forma de pagamento, afinal, o dinheiro em espécie é a forma mais antiga e tradicional dessa lista.
Quando falamos dos pequenos comércios físicos, é comum ainda utilizar o dinheiro como forma de pagamento à vista.
Uma de suas vantagens é a ausência de taxas em cada transação, assim como o fato de poder receber o pagamento logo no ato da venda, diferentemente de outros meios de pagamento que vamos falar nos próximos tópicos.
Já como desvantagem, podemos apontar que não é muito seguro, nem recomendável, guardar grandes quantidades de dinheiro físico no caixa da sua loja, afinal, assaltos são uma triste realidade.
Aceitar dinheiro em seu negócio é o básico, a menos que você tenha uma loja virtual e não possa aceitá-lo como forma de pagamento. Fora esses casos, o dinheiro em espécie ainda é um pagamento utilizado comumente pelos brasileiros, mas é importante não se limitar a ele.
Pix
Um dos meios de pagamento mais recentes, criado pelo Banco Central em 2020, é o Pix. Com esse sistema de pagamento instantâneo e gratuito, é possível realizar e receber pagamentos em tempo real, a qualquer horário do dia, 7 dias por semana, inclusive aos feriados.
Por se tratar de uma forma de pagamento online e à vista bem prática, eliminando a necessidade de troco, o Pix vem sendo fortemente adotado por lojas virtuais e físicas desde a sua criação. Para pessoas físicas, o pix é totalmente gratuito e é uma das formas de pagamento mais ágeis e seguras.
Atualmente, diversos bancos já oferecem a possibilidade de parcelar um Pix, porém cada instituição tem suas regras e valores de juros. Nesse caso, você recebe o valor integral na hora e cadastra a venda no sistema de gestão normalmente. O cliente que decide parcelar é quem assume a dívida com a instituição.
Uma das maneiras de receber pagamentos em Pix é através de um QR code para seus clientes, seja ele dinâmico, como o gerado pelas maquininhas de cartão, ou estático, impresso em uma placa no balcão, por exemplo.
E por último, mas não menos importante, temos a mais nova modalidade desse sistema de pagamento instantâneo: o Pix por aproximação. Ele permite que os clientes realizem pagamentos usando as carteiras digitais ao aproximar o celular.
Para entender melhor quais os impactos do Pix no seu comércio e conhecer suas regras fiscais, leia o texto: “Pix: tudo que o comerciante precisa saber”.
Pagamento por aproximação
Desde a pandemia, os métodos de pagamento por aproximação têm sido cada vez mais adotados, tanto por lojistas quanto pelas pessoas consumidoras, devido à praticidade e segurança de fazer transações sem contato físico.
Em compras menores, a pessoa que está comprando nem precisa digitar a senha, o que torna o processo de pagamento muito mais ágil, prático e moderno, além de promover um atendimento mais eficiente e melhorar a experiência do cliente na sua loja.
Atualmente, os cartões de débito e crédito já vêm com o símbolo do NFC, e dispositivos como celulares e relógios inteligentes com carteiras digitais se tornaram aliados nas vendas do dia a dia.
As carteiras digitais são aplicativos que armazenam os dados de pagamento, como cartões de crédito, débito e contas bancárias, o que permite compras online e em lojas físicas, utilizando os dispositivos por aproximação ou leitura de QR code, como no caso do Pix por aproximação.
Por isso, é importante adaptar-se e usar máquinas de cartão que permitam esse tipo de pagamento. Inclusive, esses equipamentos não armazenam informações sensíveis e todo o processo é criptografado, garantindo segurança e rapidez sem complicar seu fluxo de caixa.
Dica extra: se o seu celular possui tecnologia NFC, também há a opção de usá-lo para aceitar vendas por aproximação, através de aplicativos compatíveis.

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Cartões de crédito e débito
O número de pessoas que não anda com dinheiro físico na carteira cresce cada vez mais. Agora é possível pagar qualquer coisa com cartão de crédito ou débito, utilizando pagamentos por aproximação com carteiras digitais.
Hoje em dia é quase impossível encontrar algum comércio que não aceite essa forma de pagamento, mas ainda existem. Se você ainda não oferece esse tipo de pagamento em seu comércio, com toda certeza algum concorrente seu oferece, e você pode estar deixando de fechar muitas vendas e conquistar muitos clientes por causa disso.
O cartão de crédito é uma das principais formas de pagamento online e, no varejo, de forma geral, ele também é um dos mais utilizados por permitir parcelar o valor da compra. Já o cartão de débito, é uma espécie de substituto de dinheiro físico, muito utilizado no PDV e também vem crescendo cada vez mais nos e-commerces.
A desvantagem de ambos são as taxas cobradas em cada transação, além do prazo para o recebimento do valor das vendas:
- Débito: normalmente, o valor cai na conta comercial em 1 ou 2 dias úteis.
- Crédito: entre 14 e 30 dias corridos.
Algumas adquirentes oferecem planos específicos com recebimento imediato, mediante taxas extras. Investir em um plano que paga na hora pode ser uma ótima estratégia, especialmente para comércios em crescimento. Além de acelerar o recebimento das vendas, também pode auxiliar na organização financeira e manter a saúde do seu caixa.
Link de pagamento
É comum lojas físicas também trabalharem pela internet para vender seus produtos. Algumas das plataformas mais utilizadas para isso são as redes sociais, como Instagram e WhatsApp.
Nesses casos, os links de pagamento são uma solução prática, ágil e segura para você receber pagamentos sem precisar de um site completo ou máquina física de cartão.
Essa forma de pagamento funciona gerando um link que direciona o cliente para uma página de pagamento segura, onde o valor e os detalhes da venda já estão pré-definidos.
Mas, para gerar esse link com segurança, você precisa encontrar uma plataforma confiável, evitando o risco de cair em golpes financeiros. Após o envio do link, o cliente pode escolher o método desejado e, a partir disso, o pagamento é processado instantâneamente.
Algumas das plataformas mais utilizadas no país atualmente são:
- InfinitePay;
- Mercado Pago;
- PagSeguro;
- PayPal;
- PicPay.
Contudo, os links de pagamento também possuem algumas desvantagens, como as taxas adicionais e a possibilidade de ocorrer atraso na confirmação do pagamento, principalmente se houver problemas com a plataforma ou com a rede.
Boleto bancário
Mesmo com tantas inovações nos meios de pagamento, o boleto ainda é uma opção bastante popular entre os consumidores por se adaptar a diferentes perfis de consumo, como pessoas consumidoras que não possuem conta em bancos.
Seu pagamento pode ser realizado em qualquer agência bancária, lotéricas, caixas eletrônicos e aplicativo do banco através do celular, sendo uma das formas de pagamento para loja virtual mais utilizadas no Brasil.
A principal inovação do boleto bancário é a possibilidade de receber pagamentos online via Pix. Com a nova regulamentação, os pagamentos serão feitos na hora, trazendo mais rapidez para clientes e comércios, reduzindo muito o tempo para confirmação do pagamento.
Uma de suas vantagens é a baixa taxa de emissão, sendo menor que as taxas cobradas no uso da máquina de cartão. Além da possibilidade de acrescentar juros e multas em casos de atraso no pagamento.
Entretanto, ele também tem suas desvantagens, como o risco de inadimplência (não pagamento) e a possibilidade de desistência da compra. Além disso, o boleto tradicional possui um tempo de compensação bancária de até 3 dias úteis.
Esse é um método de pagamento que permanece firmemente enraizado na economia brasileira, seja para as pessoas consumidoras ou para lojas que precisam de um método simples de cobrança e recebimento.
Crediário
Falamos muito do boleto, mas não podemos deixar de citar aqui o crediário, também conhecido como carnê.
Ele é basicamente um talão de boletos que são emitidos para o pagamento de vendas parceladas. Nele consta o número exato de parcelas a serem pagas, a data de vencimento de cada parcela e o valor acrescido de juros e correção monetária.
O crediário permite ao seu negócio atender um público que normalmente ficaria impedido de comprar, no caso de quem não possui cartão de crédito ou está negativado. Na prática, é um meio de pagamento que amplia o acesso ao consumo, aumentando o alcance da sua loja e o volume de vendas.
Entretanto, ele também pode gerar falta de segurança em diversos comerciantes, já que o risco de inadimplência é grande e pode impactar diretamente o fluxo de caixa e a saúde financeira da loja.
Você pode conferir as dúvidas mais frequentes e as melhores dicas para reduzir a inadimplência nessa forma de pagamento com a leitura do texto: “Crediário: como funciona e as principais dúvidas sobre o assunto”.
Cheque

Usar o cheque como forma de pagamento já foi uma prática bastante popular, mas nos últimos tempos está sendo cada vez menos utilizado. Seu uso pela população representa atualmente 0,5% das formas de pagamento, mas não há uma previsão para seu fim.
Segundo a Federação Brasileira de Bancos (Febraban), o uso de cheques caiu 18% no ano passado, numa queda acumulada que chega a 96% em 30 anos.
A vantagem desse método de pagamento para os clientes é a possibilidade de parcelamento pré-datado, além da opção de efetivar o pagamento um tempo depois da compra, ao descontar o cheque.
Porém, para as pessoas comerciantes pode ser pouco vantajoso, já que um dos principais problemas é descobrir no momento de descontar o valor que o cheque não tem fundos.
No fim das contas, não é uma forma de pagamento muito recomendada, pois além de estar cada dia mais em desuso, como você já viu aqui no texto, ainda existem outras formas de pagamento muito mais modernas e seguras para ambas as partes.
Como escolher a melhor forma de pagamento para sua loja
Agora que já falamos sobre as principais formas de pagamento utilizadas no mercado, você precisa escolher quais se encaixam melhor com o seu tipo de negócio, seja ele uma loja virtual ou um comércio físico.
Para começar, faça uma pesquisa de mercado para avaliar as principais formas de pagamento oferecidas pelos seus concorrentes e estude o comportamento de compra de seus clientes. Na sua pesquisa, considere as seguintes questões:
- Quais são as formas de pagamento que sua concorrência mais usa?
- Há algum método de pagamento muito requisitado pelos clientes que você ainda não oferece na sua loja?
- Existe um meio de pagamento mais atualizado que possa deixar o ato da venda mais ágil e seguro?
Calcule também os possíveis custos a mais que você terá e decida se eles serão repassados para os clientes, como é o caso das taxas dos cartões de crédito e débito. E não esqueça de que a localização do seu comércio também vai influenciar o comportamento das pessoas consumidoras.
Em comércios como padarias de bairro ou mercearias, por exemplo, é comum ter clientes que ainda realizam pagamento em dinheiro. Por outro lado, estabelecimentos em centros comerciais e outras áreas de grande movimento de pessoas exigem métodos mais ágeis, como o Pix.
Com o Nex, você cadastra formas de pagamento, registra entradas e saídas de dinheiro e ainda acompanha todas as vendas da sua loja com toda a transparência que só um sistema de gestão completo oferece. Baixe e teste grátis por 14 dias!
Conclusão
Esperamos que esse texto possa ter esclarecido suas principais dúvidas sobre o assunto e que você tenha entendido a importância e os benefícios de diversificar os métodos de pagamento no seu comércio.
Se houver alguma dúvida ou sugestão, compartilhe conosco pelos comentários.
Boas vendas!

Olá! Por aqui compartilho dicas para ajudar você, pequeno comerciante, na gestão da sua loja. Confira o conteúdo e otimize sua rotina!





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