Como montar uma loja de produtos naturais em 13 passos

Tudo que você precisa saber para abrir uma casa de produtos naturais do zero: mercado, franquias, produtos e 13 dicas para obter sucesso nesse comércio!

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O que você vai ver nesse texto:

Você sabia que nos últimos anos, cada vez mais brasileiros estão se preocupando com a saúde e alimentação?

Um levantamento da Sodexo, em parceria com o centro de pesquisas Harris Interactive, afirma que 90% dos consumidores brasileiros preferem uma alimentação saudável. E de acordo com a CNN Brasil (2024), o Brasil é o quarto país do mundo que mais consome produtos naturais, com um mercado que movimenta anualmente bilhões de reais. 

Esses números revelam um mercado consolidado e em expansão, com novas oportunidades de negócios e investimentos. Se você está pensando em abrir um negócio, que tal aproveitar esse nicho e aprender a montar a sua própria loja de produtos naturais?

Para te ajudar nessa jornada, vou compartilhar com você 13 dicas para ter sucesso no seu comércio de alimentos naturais!

Que tal facilitar a gestão da sua loja de produtos naturais? O Nex te ajuda a cuidar da gestão com os recursos certos: PDV, controle de estoque em grãos, catálogo online e muitos outros. Conheça todos os recursos!

O mercado de produtos naturais no Brasil

Com o aumento de brasileiros preocupados com hábitos alimentares mais saudáveis, o comércio de alimentos naturais no Brasil tem crescido substancialmente. Nos últimos cinco anos, o mercado de alimentos e bebidas saudáveis cresceu, em média, 12% ao ano.

Esse crescimento se reflete na preferência por produtos orgânicos, com menor teor de gordura, sal e açúcar, além de uma busca maior por fibras e vitaminas. 

Até pouco tempo atrás, os supermercados quase não ofereciam produtos naturais em suas prateleiras e agora disponibilizam seções inteiras apenas para esses alimentos, tornando-os mais acessíveis aos consumidores e consumidoras.

Essa maior acessibilidade faz com que a concorrência no setor também cresça e as empresas se esforcem para sobreviver nesse cenário competitivo. Por isso, é imprescindível fazer a pesquisa de mercado antes de focar na abertura do seu negócio.

Franquia ou loja própria: qual escolher?

Antes de abrir o seu comércio, é necessário decidir qual dos modelos de lojas de produtos naturais se encaixa melhor com o seu perfil. Essa é uma questão que pode ser intrigante para quem está começando a empreender: virar franqueado ou criar uma marca própria?

Ter uma marca própria requer um esforço maior, além de um investimento de capital para a divulgação da sua loja. Também é importante ter paciência durante esse processo. Se esses pontos não forem limitadores, do ponto de vista de marca, o negócio próprio acaba sendo mais vantajoso e dando mais autonomia para a sua gestão.

Por outro lado, ter uma franquia de produtos naturais com marcas já conhecidas pelo público reduz os gastos de divulgação, pois o franqueado replica e aumenta o negócio. Logo, o sistema de franquia pode ser mais seguro e adequado para quem não tem muita experiência no mercado e nem um produto específico para lançar ou focar. 

A marca própria pode demorar um pouco mais para gerar lucros mas, se bem sucedida, pode compensar pela autonomia e poder de decisão, que não são possíveis pelo modelo franqueado.

Caso queira se aprofundar um pouco mais nesse assunto, leia o texto: “Franquia x Marca própria: qual o melhor negócio?”.

O que vender na sua loja de produtos naturais?

Reprodução: Pinterest

Um dos primeiros passos nessa jornada, é definir quais produtos serão vendidos no seu comércio. Uma das melhores estratégias para ter sucesso na venda de produtos naturais é ter um estoque bem variado de mercadorias do mundo cerealista ou focar em algum item específico.

Lembre-se: é importante ter produtos que são relacionados à saúde, bem estar e consciência ambiental.

Agora, confira a lista abaixo com o que não pode faltar em uma loja de produtos naturais:

  • Diferentes tipos de grãos e cereais;
  • Farinhas, farelos e pães integrais;
  • Temperos sem química;
  • Açúcares e adoçantes;
  • Barrinhas de cereais e proteínas;
  • Castanhas e sementes;
  • Frutas secas e ervas;
  • Sucos naturais;
  • Suplementos alimentares naturais;
  • Doces com baixo teor de açúcar e gordura.

Como abrir uma loja de produtos naturais: 13 dicas essenciais

A seguir, você vai descobrir tudo que precisa para montar a sua casa de produtos naturais com um passo a passo prático.

1. Crie um plano de negócios para sua loja de produtos naturais

Para começar a sua loja com o pé direito, é essencial montar um plano de negócios. Esse documento reúne todos os pilares do seu comércio e ajuda você a ter uma visão mais ampla.

Com essa junção de informações, dados e análises, você consegue concluir se o investimento é viável ou não.

O seu planejamento precisa ter os seguintes tópicos:

  • Análise de mercado: clientes, concorrentes e fornecedores.
  • Plano operacional: estrutura física e atividades operacionais.
  • Plano de marketing: vendas, precificação e produtos.
  • Plano financeiro: investimentos fixos e variáveis, fluxo de caixa e capital de giro.

Se você quiser entender a real importância de ter um plano de negócios e conferir o passo a passo prático para montar o seu de forma eficiente, leia o texto: “Como fazer um plano de negócios? Confira o passo a passo!”.

2. Escolha uma localização estratégica

Escolher uma boa localização ajuda nas vendas e na divulgação da sua loja, por isso é importante que o endereço seja acessível ao seu público-alvo.

O ideal é abrir seu comércio em um local que tenha grande fluxo de pessoas, boa visualização e fácil acesso à loja, como grandes centros comerciais e pontos de ônibus.

Outra ideia que pode ajudar na divulgação do seu comércio, é montá-lo em locais que as pessoas associam à venda de produtos naturais, por exemplo: próximo a academias, supermercados ou feiras. 

Vale lembrar que é preciso analisar e levar em consideração se o custo dessa localização está dentro do seu orçamento.

3. Conheça os diferentes tipos de perfis de clientes

Existem diversos tipos de clientes, cada um com comportamentos bem diferentes. Dessa forma, para ter uma boa estratégia de marketing e efetuar vendas boas e lucrativas, é necessário conhecer bem o seu público-alvo. 

‍Essa estratégia pode ajudar a gerar mais lucro e aumentar significativamente as chances de sucesso da sua loja de produtos naturais.

Além disso, existem outros benefícios que essa estratégia proporciona e que podem influenciar na lucratividade e divulgação do seu negócio:

  • Evita desperdícios de recursos e produtos;
  • Ajuda na criação de estratégias mais eficientes;
  • Permite melhor comunicação com o público;
  • Cria novas oportunidades de vendas e divulgação;
  • Ajuda a diferenciar e destacar dos concorrentes.

Como você pode observar, entender o seu público-alvo é muito importante para o seu comércio crescer com prosperidade e planejamento.

Caso ainda tenha dúvidas sobre esse tópico, leia o texto: “O que é público-alvo e como definir o da sua empresa” e confira o passo a passo.

4. Esteja por dentro da legislação para lojas de produtos naturais

Um dos passos mais importantes para você conseguir abrir a sua casa de produtos naturais, é formalizar e legalizar o seu negócio.

Você pode adquirir um registro como microempreendedor individual ou legalizar o seu comércio de forma tradicional como microempresa. Essa decisão deve ser tomada de acordo com o seu modelo de negócio e perfil de empreendedor.

Uma opção válida é contratar um especialista para te ajudar nesse processo, ou seja, um contador. Porém, é importante considerar o seu orçamento e se você pode adquirir esse serviço no momento de abertura da sua loja de produtos naturais.

Para facilitar, o Sebrae fornece um guia prático para realizar esse processo. Entre as etapas estão:

  • Registro na Junta Comercial;
  • Registro na Secretaria da Receita Federal (CNPJ);
  • Registro Municipal, para obter o alvará de funcionamento;
  • Inscrição Estadual (SEFAZ);
  • Registro na Previdência Social (INSS);
  • Cadastro junto à Caixa Econômica Federal no sistema “Conectividade Social” (FGTS);
  • Registro no Corpo de Bombeiros Militar (AVCB);
  • Licença da Vigilância Sanitária (ANVISA).

5. Invista em estrutura e equipamentos para o seu comércio

Reprodução: Pinterest

Agora que você já escolheu a localização, registrou e legalizou o seu comércio, é hora de pensar na estrutura e equipamentos para a sua loja.

É essencial ter em mente que o espaço mínimo ideal para montar a sua casa de produtos naturais fica em torno de 60 m². As mobílias devem ser dispostas de maneira estratégica e que favoreça a mobilidade dos clientes pelo estabelecimento. 

Lembre-se: os produtos remetem a qualidade de vida e a natureza, logo, o ambiente deve ser limpo, iluminado e bem arejado. 

Caso o espaço físico da sua loja seja menor, também é possível adaptar-se para entregar a melhor experiência para seus clientes. Aprenda a organizar seus itens e agregar valor à sua marca com dicas do texto: “Loja pequena: como organizar? Confira 16 dicas infalíveis!”.

Outro ponto importante é a disposição dos produtos. Evite deixá-los muito elevados ou muito baixos, o melhor é distribuir os itens de forma estratégica na altura média dos olhos. Você encontra essa e outras soluções práticas no nosso guia para otimização de pequenos espaços.

Falando de infraestrutura, todos os modelos de lojas de produtos naturais também precisam dos seguintes equipamentos:

  • Prateleiras e expositores;
  • Displays para armazenar e expor produtos;
  • Balanças;
  • Caixas;
  • Computadores.

Ainda existem outros equipamentos, específicos para o comércio de produtos naturais resfriados e/ou congelados, que são:

  • Estantes climatizadas;
  • Geladeiras e freezers;
  • Ar condicionado, para manter os alimentos refrigerados no ambiente.

6. Encontre bons fornecedores de produtos naturais

Ter uma boa relação com os fornecedores é muito importante, mas uma outra forma de gerar sustentabilidade e economia para o seu negócio é escolher fornecedores locais e que podem oferecer benefícios para sua loja de produtos naturais.

Também existem outros fatores que devem ser levados em consideração na hora de escolher e fazer a gestão dos seus fornecedores:

  • Distância física;
  • Referências;
  • Valor do frete;
  • Qualidade do produto e atendimento;
  • Capacidade de fornecimento;
  • Preço dos produtos;
  • Prazos;
  • Formas de pagamento e entrega.

Agora que você já tem uma noção dos pontos que precisa saber quando for contratar e negociar com um fornecedor, existem algumas distribuidoras de produtos naturais. 

A seguir, confira uma lista de recomendações de fornecedores de produtos naturais para iniciar a sua pesquisa:

Caso não se sinta tão confiante para fechar os primeiros contratos, confira o texto: “6 Estratégias de negociação com fornecedores” e aprenda diferentes técnicas para ter sucesso nas operações do comércio de produtos naturais.

7. Armazene seus produtos corretamente no estoque

Um bom armazenamento ajuda a agilizar a movimentação de produtos, mas para isso ocorrer é necessário ter um lugar adequado para estocar e organizar os produtos.

Na armazenagem, existem diversos fatores que devem ser considerados, é necessário seguir um processo bem estruturado com alguns critérios, sendo eles:

  • Organizar a entrada e saída de produtos;
  • Armazenar as mercadorias de maneira correta;
  • Ter uma boa gestão de estoque;
  • Manter uma infraestrutura adequada; 
  • Fazer o controle de estoque corretamente; 
  • Organização estratégica dos produtos no espaço físico.

8. Trabalhe com produtos naturais de qualidade

É muito importante ter produtos de qualidade para vender na sua loja. As principais características das mercadorias do setor de naturais são as composições com ativos e matérias-primas orgânicas, como flores, frutas, folhas, raízes, óleos naturais e sementes. 

Como esses alimentos não são industrializados e não contém conservantes ou componentes químicos, eles podem estragar com facilidade. Por isso, é preciso atentar-se à validade dos produtos.

Você pode aprender a evitar perdas dos produtos perecíveis ou com validade no texto: "O que é o método PEPS e como funciona?". Aplique o método no armazenamento do seu estoque e no abastecimento das prateleiras para manter a qualidade dos produtos em dia. 

9. Treine sua equipe para prestar um atendimento personalizado

Ter um bom atendimento no seu estabelecimento pode ser o diferencial entre você e a sua concorrência.

A maioria dos negócios, ainda que não tenha uma infraestrutura tão grande, procura sempre investir nas melhores estratégias para ter sucesso no mercado e gerar mais oportunidades de crescimento.

E um dos pontos de atenção é a forma como você e a sua loja de produtos naturais validam o cliente ou consumidor em potencial.

Um bom atendimento proporciona diversos benefícios, como:

  • Criação de vínculos mais fortes com o cliente;
  • Vantagem competitiva;
  • Maior valor agregado;
  • Fidelização;
  • Boas indicações.

No entanto, para isso ocorrer é necessário que a sua equipe tenha um treinamento direcionado e um atendimento personalizado para ajudar nas vendas e no aumento do contato com o cliente.

Existem várias formas de treinar a sua equipe e acompanhar de perto a melhora dos seus funcionários e para te ajudar nesse processo separei algumas dicas, confira:

  • Peça e acompanhe os feedbacks de clientes sobre o atendimento;
  • Organize o atendimento entre os seus funcionários;
  • Defina metas de vendas realistas e explique os benefícios do bom atendimento;
  • Disponha exemplos práticos para seus colaboradores;
  • Treine o time para utilizar as ferramentas disponíveis.

E como sabemos que nem sempre existe a possibilidade de parar o atendimento na loja para treinar sua equipe, fica aqui a indicação para leitura do texto: “4 formas de treinar seu funcionário sem interromper seu trabalho”. 

10. Aposte em um sistema de fidelização de clientes

Fidelizar clientes é a maneira mais eficaz de manter seus consumidores e consumidoras fiéis ao seu comércio e comprando de forma recorrente. 

Para isso acontecer, é essencial criar um programa de fidelidade que funcione de maneira adequada. É necessário também manter um cadastro atualizado de clientes, com seus respectivos históricos de compra, em um sistema de gestão que garanta a segurança desses dados.

Agora que você já entendeu para que serve a fidelização, confira os benefícios que ela pode trazer para a sua loja de produtos naturais:

  • Aumento das vendas e do ticket médio;
  • Reaproveitamento de estoque;
  • Economia de gastos com divulgação;
  • Resistência à concorrência.

11. Divulgue sua casa de produtos naturais

Fazer uma divulgação eficiente é extremamente importante para sua loja de produtos naturais se tornar conhecida e obter sucesso nas vendas.

Existem diversos meios de divulgação e você pode realizá-la por métodos tradicionais ou apostar no digital. Nos dias atuais, o método mais utilizado e que está se mostrando muito eficaz, é a divulgação pelas redes sociais (Instagram, Facebook, TikTok, etc).

Para divulgar sua loja online, você pode criar ofertas de produtos naturais, promover anúncios e divulgar novidades do mundo cerealista. Além disso, as redes sociais te conectam ao mercado, o que permite que você descubra novos produtos e novas tendências.

Nos métodos mais tradicionais, existem algumas opções que funcionam bem, como fazer parcerias estratégicas com outros comércios, instalar painéis publicitários e até investir numa vitrine vendedora e chamativa. 

12. Monte um catálogo online das suas mercadorias

Para acompanhar melhor essas tendências do digital e caprichar na divulgação, você pode criar uma loja online de produtos naturais, que funcione em perfeita harmonia com a sua loja física.

Como as lojas online do universo de produtos naturais estão cada vez mais frequentes, você pode aumentar o alcance do seu comércio expondo seus produtos em uma vitrine virtual. 

Criar um catálogo online é extremamente vantajoso: além de não ter um custo alto, ele ainda facilita a atração de novos clientes. 

Reprodução: Catálogo online do Nex | ManiPura Produtos Naturais

Crie seu catálogo online grátis com o Nex! Um site com domínio próprio e hospedagem totalmente gratuita onde você pode receber pedidos e compartilhar os produtos naturais da sua loja pelo WhatsApp e redes sociais. 

13. Automatize a gestão com um sistema para loja de produtos naturais

Dá para imaginar que a rotina da pessoa empreendedora não é fácil, independente de ser ou não iniciante no ramo. Uma das dúvidas mais frequentes de quem tem uma loja é: como fazer uma boa gestão do meu comércio?

Com tantas tarefas para dar conta no dia a dia, como fazer a gestão de estoque, do financeiro, do caixa, cuidar do atendimento e outras tarefas? Será que você conseguiria dar a devida atenção a todas essas áreas utilizando apenas métodos tradicionais, como cadernos e planilhas?

E a resposta para todas essas perguntas está em ter um sistema de gestão integrado e completo, que facilite todos os processos da sua loja de produtos naturais, economizando seu tempo e energia para focar no que realmente importa.

Com o Nex você simplifica sua rotina e controla seu estoque de produtos naturais com eficiência. Configure as unidades de medida, faça o fracionamento e integre o Nex a balanças para etiquetagem e registros precisos. Teste grátis por 14 dias!

Conclusão

O setor de produtos naturais vem crescendo muito no Brasil e no mundo e tem um grande potencial no mercado. Consequentemente existem concorrentes e tendências que mudam constantemente, e esses são pontos aos quais você deve prestar atenção.

Entretanto, com uma boa estratégia de marketing, divulgação e variação de produtos e serviços, é possível contornar essas dificuldades.

Mesmo com vários modelos de negócios e produtos, use a criatividade e monte sua casa de produtos naturais, prestando atenção no orçamento, atendimento e na boa qualidade das suas mercadorias.

Estarei à disposição para quaisquer dúvidas e sugestões. 

Muito sucesso nessa nova jornada e boa gestão!

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